TESTE

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

BUMBA-BOI

Bumba meu boi. Existem algumas variações a respeito da lenda do boi. A história mais comum aborda a escrava Catirina (ou Catarina), grávida, que pede ao marido Chico (ou Pai Francisco) para comer língua de boi. O escravo atende ao desejo da esposa, matando o boi, e sendo preso a mando do dono da fazenda. Com a ajuda de curandeiros, o boi é então ressuscitado.
Uma dança do folclore brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. A festa do bumba meu boi surgiu no norte do país.
Em diversas cidades do Brasil, especialmente no Norte e no Nordeste, mas também em algumas do Sudeste, como Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro, existem agremiações chamadas bois que realizam cortejos ou outros tipos de apresentações, utilizando a figura do animal, tendo muitas vezes caráter competitivo.

A festa tem ligações com diversas tradições, africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas.




4° e 5° ano confeccionaram o Bumba meu Boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto "Você Sabia?!" - Rodada II - Profª. Mirela

           No dia 29 de novembro tivemos a Rodada II de apresentações do Projeto "Você Sabia?!". Mais uma vez os trabalhos foram s...